Rio Gastronomia X Sorvete Romeu e Julieta em São Luís

SHARE
, / 2046 6
O Rio de Janeiro é o paraíso dos festivais gastronômicos. Todos os anos o jornal “O Globo” promove o evento Rio Gastronomia, que envolve diversos restaurantes da cidade que muitos chamam de “Maravilhosa”.
Para quem está pelo Rio, segue a dica abaixo que “peguei emprestada” de O Globo. Para quem está em São Luís, tem uma dica e tanto lá embaixo, no finzinho do post, para entrar na tendência desta edição do festival carioca: a combinação perfeita Queijo e Goiabada.
Queijo com goiabada invade o cardápio de sobremesas do Rio Gastronomia
(De “O Globo”)
O casamento queijo com goiabada invade o cardápio do Rio Gastronomia Foto de arquivo de  Paula Barreto -Uma das sobremesas mais populares no Brasil é a famosa combinação de goiabada com queijo. Trata-se de um casamento tão perfeito que rendeu até o simpático apelido de “romeu e julieta”. A parceria aparece como sugestão de sobremesa em diversos menus dos restaurantes participantes do Rio Gastronomia, que acontece entre os dias 18 e 28 de agosto.

Na Escola do Pão, por exemplo, a releitura ganhou o nome de “Eterna Paixão”, um alusão, é claro, ao eterno casal apaixonado do romance de William Shakespeare. O doce é composto por sorvete de queijo grana padano com calda de goiaba da casa.
No Mitsuba, a dupla está presentes em formato de harumaki (rolinho de goiaba artesanal com catupiry, servido com queijo quente).
Já no tradicional Albamar, na Praça Quinze, o queijo minas curado e a goiabada mantêm o entrosamento mas são incrementados com banana, açúcar, ovos e canela. O doce leva o charmoso nome de Mineiro de Botas.
Sorvete Romeu e Julieta da Sorveteria Elefantinho
Huuuuuuuuuuuuummmmmmmm!
Essa é “A” interjeição para começar a falar dessa descoberta linda que fiz me aventurando pelo Monte Castelo (Vila Passos – não sei – é tanto nome que dão “praquelas” bandas…), enquanto aguardava uma consulta e morria de fome porque não deu tempo de comer no intervalo entre sair do trabalho e chegar na clínica (vida de jornalista minha gente, acontece todos os dias, com todos os colegas, várias e várias vezes na vida). Então, fome para mim é tortura com sequelas graves: dor de cabeça, inatividade e mau humor.
Tive que procurar um lugar para comer. Primeiro me aventurei num kibe com suco de cupuaçu da lanchonete da clínica (UNILANCHES, ao lado da UNIMED – nem passem na frente deste local. Péssima qualidade, atendimento e fiquei com medo de estar tudo vencido).
Primeira tentantiva: #fail.
Caminhei mais…
O lugar mais atrarivo que encontrei foi a Sorveteria Elefantinho (tradicionalíssima na Ilha, ao lado da Faculdade São Luís). Como eu era a 24a e o médico estava atendendo o 4o, pedi o Romeu e Julieta, que me foi explicado assim: – É sorvete de queijo com goiabada.
Ok. Achei que era”sorvete de queijo” com pedaços de goiabada. Não, não era…
Era “sorvete de queijo” com “pedaços de queijo” e “pedaços de goiabada“. *-*

Peguei minha revistinha, e me pus a saborear cada pedacinho de queijo que encontrava ali naquela mistura gelada e refrescante bem em meio ao calor infernal de cada dia, das 15h. Na verdade, são mini-cubinhos de queijo…que a gente vai encontrando no meio do sorvete…com lascas de goiabada… Se me descrevessem com “pedacinhos de queijo“, acho que não me arriscaria. No fim, o tom “objetivo” do atendente que tirou minha dúvida sobre o sabor me rendeu uma senhora aventura gastronômica.



Sorvete de 1 bola: R$3,00 na casquinha – R$4,00 no copinho.

Gostou?! Deixa um comentário!

Até a próxima aventura!

        

6 Comments

  • Gente,eu AMO elefantinho!Pra mim é a melhor sorveteira da cidade ^^ Uma coisa dos deuses é qnd você pede açai com tapioca…huuuuuum!Delícia!Mas a minha pedida de sempre lá é cupuaçu com chocolate…não existe nada melhor!!!!!!!!Se vocês querem provar um sorvete de frutas saboroso é só passar na elefantinho!Quando sair do trab vou passar lá..só em pensar já deu água na boca!=DDDDD

  • DaniEla disse:

    se gostei? aaaaaaaaaaaaa-dorei!meus pais moram no mte castelo e sou do tempo que slz não tinha muitas opções de sorveteria. qdo criança, frequentei muito a sorveteria elefantinho.(não sou tão velha assim não tá?! só pra constar! hehehehe)recomendo que experimente também o tradicionalíssimo… sorvete de tapioca!esse sabor é o meu predileto!não que eu não goste desse aí da foto q me faz salivar, salivar, salivar… maaaaaaaais o de ta-pio-ca, é perfeito!!rsli teu texto num outro dia, gostei, e estarei sempre por aqui. ;-)bjim

  • Oi Lud! Vá na Desfrut sim, vc vai adorar e tem tangtas opções…Sim, sobre o pigmento, ainda n vi não. E aquela palete que eu encomendei… já tem previsão de chegar?Beijosss

  • cgliberio disse:

    vou me juntar ao côro… AMOOO a elefantinho… sabor de infância… vou provar na próxima o de queijo e goiabada,, mas antes de tudo, melhor sorvete de maracujá da ilha… nham, e a casquinha, nham de novo…. agora por sua culpa vou ter que achar uma desculpa pra ir pras bandas de lá =)

  • Uma das poucas vantagens de ainda morar no Centro.Tô na rua,voltando pra casa e o calor está infernal…o destino é a Elefantinho.Como o vício é maior que eu, o sorvete é sempre o mesmo, o de açaí, uma delícia, maravilhoso para melhor descrever. E para quem mora do outro lado da ponte, pode conhecer a Elefantinho da Lagoa,fica no posto próximo ao Atlanta Center. Se eu não me engano o sorvete é um pouco mais caro e o gosto é um pouco diferente também, predomina o gosto do leite em vez do gosto da fruta, mas vale a pena, ainda mais se for na volta da praia. Parabéns pelo Blog Lud.bjs

  • Oi Nath! Obrigada pelos comentários sempre fofos. Um beijo!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:

PASSWORD RESET

LOG IN