Bolo Tres Leche – Receita

SHARE
, / 1637 3

Vagando pelos blogs gastronômicos do mundo, encontrei essa fofura de receita no Red Star to Lone Star. Minha próxima missão culinária é experimentar o bolo Tres Leche (Muito Leite, numa tradução livre) que leva esse nome porque tem muito leite em sua receita mesmo e, por isso mesmo, deve ficar uma delícia, suculento e bem molhadinho. A cobertura, para finalizar, é de merengue. 

Segue abaixo a receita um pouco trabalhosa, mas não difícil. Enjoy it! 
*Fotos: Red Star to Lone Star

Para o bolo:

1 1/2 xícara de farinha 

1 colher de sopa de fermento em pó 

1/2 colher de chá de sal 

2 colheres de chá de canela em pó 

4 ovos, separados 

1 1/2 xícara de açúcar 

1/2 xícara de leite 


Para leite e calda de rum

340gr de leite evaporado*** 

2 latas de leite condensado 

1 1/4 de xícara de creme de leite 
1 colher de chá de essência de baunilha 
2 colheres de sopa de rum escuro 


Para o merengue 

4 claras 

1 xícara de açúcar 

1/2 xícara de água 
framboesas para servir, se desejar 


Asse o bolo

Pré aqueça o forno a 180C. Unte uma forma de 25 cm de diâmetro e 5 cm de altura. Reserve. Em outro recipiente, peneire a farinha com o fermento e o sal. Reserve. Em uma tigela, batas as claras até espumarem. Aos poucos, adicione o açúcar, batendo até ficar com as pontinhas firmes. Adicione uma gema de ovo de cada vez e adicione porções de farinha e de leite alternando, 1/3 de cada vez. Tendo cuidado para não desinflar (perder volume) a massa. Assar por cerca de 40 min, até que a parte superior do bolo suba e os lados comecem a descolar da lateral da forma. Deixe esfriar completamente.


Faça leite e xarope de rum

Misture todos os ingredientes. 


Faça o merengue

Em uma panela pequena, leve para ferver água e açúcar. Uma vez que a calda começar a ferver, comece a bater as claras de ovo. Quando a calda atingir ponto de liga, despeje-a lentamente nas claras em neve, misturando com a batedeira. Continuar batendo até esfriar (cerca de 5 minutos). O merengue deve ser liso e brilhante.


Monte o bolo

Coloque o bolo em um prato com lados ligeiramente levantados (para capturar qualquer calda que possa vazar do bolo). Retire uma fina camada do topo do bolo, a parte marrom queimada, para que a calda penetre. Lentamente, despeje a calda de leite sobre o bolo até que tudo seja absorvido. Cubra o bolo com o merengue. Sirva com framboesas, se desejar.


*** Para o leite evaporado

Dissolva 7 colheres de sopa rasas de Leite Molico (54 gramas) em 1 xícara de água mais 1,5 colher de sopa de água (270 ml) e leve à geladeira por cerca de 12 horas. Após esse tempo, bata a mistura em batedeira até dobrar de volume.

        

3 Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:

PASSWORD RESET

LOG IN