Café “espresso”, ou “expresso”?
, / 856 0

Café “espresso”, ou “expresso”?

Itália x Brasil. Qual será a grafia correta?
SHARE

No Brasil, é comum encontrar as duas grafias. Mas, qual será a correta?

Afinal de contas, o correto é café espresso, ou “expresso”? Essa é uma dúvida bastante comum, já que é comum também encontramos a grafia da palavra das duas formas, com “s”e com “x” nos vais diversos cardápios em restaurantes e cafeterias Brasil a fora. Então, vamos entender a coisa na raiz.

Café espresso, ou expresso?

O café “espresso” é italiano

Poderíamos terminar o post aqui. Mas, tem mais histórias interessantes para saber. Sim, a palavra “espresso” – com “S” é de grafia italiana, além de que o café feito pela passagem da água quente (não-fervente) pelos grão moídos, em alta pressão é uma invenção dos ítalos. Segundo Sérgio Rodrigues, escritor e colunista do site da Veja, a própria origem do nome “espresso” para o café não é muito clara, mesmo na Itália.

“Expresso” é a tradução literal da palavra italiana “espresso”. Só, que a questão vai além. Nunca ficou claro se o espresso nasceu com o sentido de “espremido, feito sob pressão” ou por referência ao trem expresso, “rápido”. Por isso, a grafia com xis tem sido adotada em francês e também no Brasil.

Hoje, nos dicionários mais modernos da língua portuguesa, o “expresso” – com “X”, designa o café “que é preparado, no momento em que o freguês o pede, numa máquina especial”.

Então, quando as duas palavras estão corretas, dependendo de que lugar do mundo você esteja.

Aos apaixonados por café, dica das boas, da Giuliana Bastos que traz um guia para ajudar na escolha da sua cafeteira AQUI.

Não gosta de espresso e veio aqui só pela curiosidade? Tem receita de capuccino caseiro AQUI para você começar a se apaixonar por cafés.

*Algumas informações deste post foram consultadas no blog do escritor Sérgio Rodrigues, aqui.

        

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:

PASSWORD RESET

LOG IN