Quais as diferenças entre ponche, sangria ou clericot?
, / 21363 3

Quais as diferenças entre ponche, sangria ou clericot?

Entenda a diferença entre três dos drinks mais populares do mundo.
SHARE

Entenda a diferença entre três dos drinks mais populares do mundo.

Ponche, sangria ou clericot? Afinal, qual a diferença entre elas? As três são bebidas refrescantes, à base de frutas com mistura de alguma bebida alcóolica. Será mais um desses modismos gastronômicos que inventam mil nomes para a mesma coisa com suas estratégias de marketing? Fizemos algumas pesquisas e chegamos às aproximações e distâncias entres os três. Leia o post e deguste com a gente.

Ponche, sangria ou clericot?

Ponche

Até onde descobrimos, o Ponche é de origem indiana. A receita teria sido levada para a Inglaterra no século XVII, momento da colonização britânica na Índia. O que a diferencia das outras duas, é simples, a bebida alcóolica que, originalmente, formava sua base, era o rum que, misturava-se com outras bebidas alcóolicas e/ou suco e pedaços de frutas. Ao longo do tempo surgiram muitas variações, tanto das bebidas base, quanto da troca do suco por outras bebidas.

Ponche

A verdade é que, às vezes, as pessoas estão fazendo sangrias ou clericots, mas não sabem. Na época em que foi importada pelo país da rainha, o ponche, sempre servido em uma grande tigela, era o centro das atenções em ocasiões sociais. Algumas versões modernas também levam especiarias.

Quer aprender como fazer ponche? Tem receita AQUI!

Sangria

Traduzida ao pé da letra, a palavra que batiza esse coquetel significa “derramamento de sangue”, e está associada ao sangue das touradas. Ao que tudo indica é originária do sul da Península Ibérica, na região de Andaluzia. A receita básica leva vinho, frutas, açúcar, gelo e soda. Mas, como o ponche, existem diversas variações da sangria. Por exemplo, em Portugal, é comum acrescentar especiarias e ervas frescas. No Brasil, é comum misturar cachaça.

Cramberry Sangria
Você encontra a receita da Sangria AQUI.

Clericot

A maioria das fontes de pesquisa indica que o clericot é de origem francesa. Uma mistura de suco de limão, brandy, xerez e soda. E, não diferente do ponche e da sangria, quando foi exportada para a Argentina e para o Uruguai – o Clericot é uma das bebidas mais pop`s em Punta del Leste -, também teve sua receita original alterada. Atualmente, as receitas mais conhecidas têm vinho branco seco, ou espumante brut, como ingrediente principal.

clericot

Receitas de Clericot AQUI e AQUI.

Ponche, sangria ou clericot, o importante é soltar a imaginação na criação da sua bebida especial e aproveitar o dia e a companhia dos amigos. 🙂

        

3 Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:

PASSWORD RESET

LOG IN