Bonacello, o limoncello caseiro
, / 969 0

Bonacello, o limoncello caseiro

Além de ser servido após as refeições o limoncello também fica ótimo em receitas como bolos e sorvetes.
SHARE

Original no sul da Itália, o limoncello é um licor de sabor suave e exótico.

Bonacello, o limoncello caseiro

Faz alguns meses que recebi aqui em casa um mimo especial do querido amigo Valmeron De Bona, que já cozinhou pra gente AQUI. Duas garrafas do especialíssimo “Bonacello”, um limoncello de fabricação caseira, cuja receita aprendeu com o avô, imigrante italiano, Giovanni De Bona.

Quando trabalhamos juntos há alguns anos, Valmeron já se “gabava” de sua receita especial de limoncello e contava que planejava expandir a produção caseira. Eis que ele realmente transformou o desejo em realidade e hoje a produção do “Bonacello” se profissionaliza cada vez mais. #sentindo #orgulho

Um pouco da história do limoncello

Para quem não conhece, Limoncello é um licor de limão siciliano. Sua receita é original do sul da Itália, na região do golfo de Nápoles, na Costa Amalfitana e nas ilhas de Ischia e Capri, mas também é produzido na Sicília e na Sardenha.

A base da receita é de limão, álcool, água e açúcar. E, uma instrução importante escrita com cuidado por Valmeron: “o limoncello vive no congelador”. Ele fica com aquela “camadinha” de gelo, véu de noiva. Uma lindeza de ver.

Limoncello

O sabor do limoncello

Ácido, cítrico e alcóolico. Essas três características conferem uma refrescância peculiar ao Bonacello. A sensação de frescor é especial e única. O mais próximo que já provei parecido foi licor de rosas e, ainda assim, é bastante diferente. Com certeza vale experimentar. Porém, o aroma do álcool é bastante presente.

Como degustar limoncello

Normalmente, é guardado no congelador depois de aberto. Fica mais viscoso e com o sabor mais suavizado. Como grande parte dos licores, o limoncello é digestivo. Além de ser servido após as refeições também fica ótimo em receitas como bolos e sorvetes.

–> Receita do bolo de limoncello da Techncolor Kitchen (um blog que amo). Só achei uma receita de sorbet aqui para sugerir. Provei em Paris e é encantador. Para quem quiser se arriscar na tradução.

Sirva em cálices para licor, ou copos para shots.

        

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:

PASSWORD RESET

LOG IN