Água com açúcar acalma?
, / 840 0

Água com açúcar acalma?

Algumas pessoas até se sentem mais calmas ao tomar alguns goles da mistura. Mas, será que funciona mesmo?
SHARE

O costume de utilizar água com açúcar para acalmar os “nervos” pode não ser a melhor solução.

Açúcar cristal

Voltando à pergunta: água com acúcar acalma? Ao que tudo indica, NÃO. A ideia de que colocar açúcar transforma água em “calmante”, na verdade, é completamente nonsense. A nutróloga Nathália Izabella Lima explica que “o açúcar, ao ser ingerido e metabolizado pelo nosso organismo, será transformado em fonte de energia, que não está relacionado a efeito tranquilizante”. Essa crendice popular de nada mais é que o famoso efeito placebo: a pessoa que toma a mistura acredita que vai ficar mais tranquila – e, a mente é poderosa, porque muitas vezes, o efeito psicológico faz com que a pessoa se sinta mais calma mesmo.

Para alguns, sim: água com açúcar acalma.

Porém, como toda regra tem excessão, e cada corpo é um organismo completamente diferente, com necessidades e funcionamentos específicos. Segundo especialistas, o açúcar pode provocar uma sensação de bem-estar por causa da produção de alguns neurotransmissores, como a serotonina. E é por isso que as pessoas costumam confundir essa sensação de bem-estar com o “efeito calmante” que muitos acreditam que a mistura de água com açúcar proporciona.

Para as pessoas que sofrem de ansiedade crônica, a mistura também pode funcionar, já que elas tendem a precisar de uma quantidade maior de serotonina, é o que diz o médico Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia.

Outra questão importante sobre esta crença é a fome. Ela libera adrenalina em nossos corpos, aumentando também a liberação de suor e nossos níveis de irritação – eu sei beeeeem como é isso. Nesse caso, o açúcar combateria esses sintomas, dando a sensação de acalmar a pessoa. O clínico geral Antônio Carlos Lopes, chefe da Clínica Médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) explica que, se fosse alguém que estivesse alimentado, “o copo de água com açúcar não faria o menor sentido”, afirma.

Contar até dez ou respirar fundo por alguns minutos seriam técnicas muito mais eficazes para conter o nervosismo e recuperar a tranquilidade, afirmam especialistas. Uma opção mais saudável, inclusive, seria utilizar os famosos chás calmantes, como o de camomila e erva-cidreira, ou um fitoterápico à base do famoso calmante natural, maracujá.

Fontes: Site Super Abril, Mundo EstranhoBlog Saltitando com as Palavras
Foto: Google.

        

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:

PASSWORD RESET

LOG IN