Os 6 chefs brasileiros mais promissores
, / 5998 0

Os 6 chefs brasileiros mais promissores

Reunimos em uma lista os jovens chefs brasileiros que estão fazendo um belo trabalho pela culinária local.
SHARE

Quem são os 6 chefs brasileiros mais promissores?

É inegável a contribuição de dois chefs franceses incríveis para o caminho da exaltação e profissionalização da gastronomia brasileira. Há cerca de 35 anos, Claude Troisgros e Laurent Roland Suaudeau conheceram o Brasil e por aqui decidiram ficar, influenciando toda uma geração de chefs e, sim, contribuindo um bocado para o destaque da nossa comidinha hiper local no cenário internacional.

Obviamente o cenário atual da nossa gastronomia super pop não é mérito apenas deles dois, mas, certamente, eles tiveram grande importância na construção desse destaque. Nosso queridíssimo Alex Atala é uma figura emblemática em uma fase mais recente desse desenvolvimento que ainda precisa de força.

A proeza é que a compreensão da nossa comida parece ser mais importante internacionalmente que para o próprio brasileiro. E, não falo aqui dos brasileiros frequentadores de restaurantes estrelados, mas, de nós, brasileiros comuns que pouco conhecemos das raízes e histórias da nossa tão rica comida. Vamos reproduzindo receitas das avós indígenas, africanas, portuguesas, francesas, italianas… que ajudaram a formar nossa cultura culinária. Mas, isso ainda tem jeito. Tenho fé. Acredito que estamos, realmente, caminhando para isso. A alimentação é uma questão mundial. Invariavelmente começaremos a nos interessar, mais cedo, ou mais tarde.

Diante dessa internacionalização estamos com um problema: parece que Alex Atala é o único chef brasileiro. O moço é adorável, de um carisma especial, temos de mencionar. Porém, ele também ajudou a inspirar uma leva de chefs que têm desenvolvido pesquisas e cardápios bastante relevantes para a valorização da nossa cozinha. O próprio ATA vive recomendando e citando esses novos nomes. Por isso, ousamos reunir aqui, os 6 chefs brasileiros mais promissores.

Os 6 chefs brasileiros mais promissores

1. Helena Rizzo

helena-rizzo-5-chefs-brasileiros

A moda e arquitetura perderam na briga pela paixão da gaúcha Helena Rizzo que deu voz ao seu maior sonho de infância: ser chef de cozinha. Esta moça franzina e de olhar simpático, do Rio Grande do Sul está na lista das melhores chefs do Brasil e do mundo. O Maní Manioca, seu restaurante, entrou para a lista dos 50 melhores restaurantes do mundo, elaborada pela renomada revista inglesa, Restaurant, em 2013. Helena é uma chef de cozinha ousada e criativa que promete continuar se destacando nos próximos anos. É uma das chefs brasileiras mais promissoras, inclusive, queridinha do Alex Atala.

Site: Maní Manioca (o site é fofo demais… vale conferir)
Endereço: Rua Joaquim Antunes, 210 – Jd. Paulistano, São Paulo – SP

Google requires an API key to embed Google Maps. Enter your key in your Shortcodes option page under the "Maps" tab.

2. Wanderson Medeiros

Wanderson-Medeiros-6-chefs-brasileiros-mais-promissores

Wanderson Medeiros é o chef alagoano à frente do restaurante Picuí. Wanderson é um dos adeptos da  Nova Cozinha Nordestina, uma tendência de valorização dos produtos locais e regionais. Foi eleito Chef do Ano pela Revista Veja Comer & Beber Maceió 2011/2012 e foi considerado Chef Revelação no prêmio Melhores do Ano Prazeres da Mesa, em 2012. E, foi indicado ao Prêmio Nacional Dolmã 2015.

Site: Picuí
Endereço: Av. da Paz, 1140 – Jaraguá – Maceió – AL

Google requires an API key to embed Google Maps. Enter your key in your Shortcodes option page under the "Maps" tab.

3. Felipe Bronze

felipe-bronze-6-chefs-brasileiros-promissores

Felipe Bronze é um dos 6 chefs brasileiros mais mais promissores de sua geração. Aos 35 anos, o rapaz de sorriso largo acumula mais de quinze prêmios, graças ao seu trabalho no restaurante Oro, com a proposta de gastronomia molecular aplicada a ingredientes brasileiros. No quadro “O Mago da Cozinha” no programa Fantástico, Rodrigo explora bastante esse conceito. O Pipo, segundo projeto de Felipe, é um boteco carioca com comida de vanguarda, e fica na Rua Dias Ferreira, no Leblon.

Site: Oro e Pipo
Endereços: Pipo: Rua Dias Ferreira, 64 – Leblon, Rio de Janeiro – RJ
Oro: Rua Frei Leandro, 20 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro – RJ

Google requires an API key to embed Google Maps. Enter your key in your Shortcodes option page under the "Maps" tab.

4. Thiago Castanho

thiago-castanho-6-chefs-brasileiros-mais-promissores

Guarde esses dois nomes e coloque na sua lista de restaurantes obrigatórios para conhecer. O Remanso do Peixe  e o Remanso do Bosque (nossa Etienne Mendonça estagiou lá. Os textos da chef sobre os estágios nos restaurantes de Belém estão reunidos AQUI), trabalha com o conceito de culinária da Amazônia e ingredientes regionais, em especial os peixes. É em Belém-PA, que Thiago Castanho, está mandando bem na cozinha, que divide com o irmão, Felipe Castanho. Os dois restaurantes têm destaque internacional. É para ficar atento, já que Thiago entrou na lista dos melhores chefs do Brasil, em 2011.

Site: Remanso do Bosque
Facebook: Remanso do Peixe
Endereço: Rua 25 de Setembro, 2350 – Marco, Belém – PA

Google requires an API key to embed Google Maps. Enter your key in your Shortcodes option page under the "Maps" tab.

5. Rodrigo Oliveira

Rodrigo Oliveira - Mocoto

O restaurante Mocotó era um negócio familiar. Localizado na Zona Norte de São Paulo, o Mocotó começou a se destacar quando o chef Rodrigo Oliveira, assumiu a cozinha. Filho do fundador, o pernambucano Zé Almeida, Rodrigo foi buscar em suas raízes paraibanas a inspiração para o cardápio da nova fase do restaurante, transformando-se em um dos chefs mais promissores da gastronomia brasileira. Seu estilo é baseado na releitura de ingredientes e receitas simples transformando-os em pratos mais elaborados. A variedade de cachaças regionais é um dos destaques da proposta do restaurante também.

Site: Mocotó
Endereço: Av. Nossa Senhora do Loreto, 1100 – Vila Medeiros – São Paulo – SP

Google requires an API key to embed Google Maps. Enter your key in your Shortcodes option page under the "Maps" tab.

6. Ana Luiza Trajano

ana-luiza-trajano-chefs-brasileiros-promissores

A jovem chef mineira, Ana Luiza Trajano, é idealizadora do projeto Saberes do Brasil (site lindo AQUI), iniciado em 2003. Trata-se de um trabalho de pesquisa sobre a cultura e a gastronomia brasileira. Ana desbravou o país investigando formas de preparo, ingredientes e a importância cultural de cada prato. Visitou mais de 400 cidades em todo o país. A pesquisa resultou nos livros Brasil a gosto (fotos + poesias) e Cardápios do Brasil (receitas), projeto de documentários, e no restaurante Brasil a gosto, inaugurado em 2006, onde a chef tenta reunir e explorar a mescla dos sabores que descobriu durante a expedição.

Site: Brasil a Gosto
Endereço: R. Prof. Azevedo Amaral, 70 – Jardim Paulista, São Paulo – SP

Google requires an API key to embed Google Maps. Enter your key in your Shortcodes option page under the "Maps" tab.

Vocês concordam com a ordem? Têm mais sugestões!? Comenta aqui embaixo e colabore com a gente!

        

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:

PASSWORD RESET

LOG IN