Alimentação e cirurgia plástica: cuidados antes e depois
, / 508 0

Alimentação e cirurgia plástica: cuidados antes e depois

Alimentação e cirurgia plástica. Confira o que deve ou não deve ser levado em consideração.
SHARE
        

O sucesso de uma cirurgia plástica não se faz apenas no pré-operatório, mas depende de uma série de cuidados antes e depois do procedimento cirúrgico. É fundamental que a paciente siga à risca todas as recomendações do cirurgião especialista, de forma que aumente as chances de êxito do procedimento e evite complicações após a cirurgia.

Conheça os cuidados básicos com a alimentação e cirurgia plástica, antes e depois do procedimento. Confira o que deve ou não deve ser levado em consideração.

Alimentação e cirurgia plástica: antes

É fundamental que o paciente tenha uma alimentação equilibrada no período que antecede a cirurgia plástica.

Por exemplo, uma dieta pobre em ferro pode desencadear anemia. Ou, se há falta de proteína ou há dificuldade de absorção deste nutriente pelo organismo, a pessoa pode ter dificuldade de cicatrização.

O paciente deve ter muito claro que o procedimento cirúrgico é algo que necessita de equilíbrio do organismo, e isto envolve uma dieta saudável e composta por todos os nutrientes essenciais.

Vale destacar que o recomendável é que no dia da cirurgia o paciente fique em jejum (inclusive de água).

Alimentação e cirurgia plástica: depois

A dica é uma alimentação equilibrada e com alimentos variados e equilibrados. Uma dieta rica ajuda na manutenção do sistema imunológico, na síntese adequada de colágeno e, portanto, numa cicatrização mais ágil.

Isso leva a uma rápida recuperação e, consequentemente, na redução do tempo de convalescência pós-operatória.

Entre alguns alimentos que devem ser consumidos se destacam as frutas com poder laxativo, como: abobrinha, agrião, berinjela, ameixas, palmito, quiabo, nozes, avelã, abacate, morango, mamão, manga, etc.

No entanto, alguns alimentos devem ser evitados, principalmente aqueles que causam prisão de ventre (constipantes) e formadores de gases (flatulentos), como goiaba, feijão, repolho, batata doce, pão, maça, aipim, inhame, refrigerantes, fruta do conde, etc.

Vale destacar que os melhores alimentos antes e após a cirurgia plástica são aqueles ricos em vitamina C (laranja, morango, abacaxi, etc), a ingestão de bastante água e uma dieta balanceada.

Estes alimentos proporcionam benefícios ao sistema imunológico, contribuindo para a cicatrização, estimulando a produção de colágeno e oferecendo uma rápida resposta na recuperação.

Fonte: Dr. Mário Farinazzo

        

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:

PASSWORD RESET

LOG IN