Receita de arroz de cuxá
, / 503 0

Receita de arroz de cuxá

Prato típico da culinária maranhense, o arroz de cuxá tem um preparo simples e o resultado é muito saboroso.
SHARE
        

De férias na Ilha do Amor, esses dias estava testando fazer arroz de cuxá e alguns amigos pediram para compartilhar a receita. Eis aqui o arroz de cuxá da foto.

Para quem não sabe, o cuxá é um dos pratos mais emblemáticos da culinária maranhense. Podemos dizer que é uma espécie de angu/pirão à base de folhas de vinagreira (hibisco), camarão, farinha de mandioca e gergelim. Na versão para o arroz não vai a farinha de mandioca. O arroz de cuxá é servido com, ou sem o pirão.

É um prato bastante típico e de sabor ácido já que a folha da vinagreira é bem azedinha. Muito apreciado pelos nativos costuma gerar curiosidade nos turistas. Como boa maranhense e comilona vou sempre defender: tem que provar!

Ingredientes para o arroz de cuxá

(Receita para 1 xícara de arroz. Serve duas pessoas – maranhenses – que costumam gostar bastante de arroz)

1 xícara de arroz cozido (agulhinha ou parborizado)
Folhas de um maço de vinagreira (cerca de 10 galhos)
100 gr de camarões secos pequeno dessalgado (deixe em água gelada na geladeira de um dia para o outro)
1 cebola ralada
1/2 xícara de pimentão vermelho bem picado
2 colheres (sopa) de pimenta de cheiro (pimenta doce) bem picada
2 colheres (sopa) de gergelim torrado (pode ser preto, ou branco, ou os dois misturados)
Sal a gosto
Azeite ou óleo para refogar

Preparo do arroz de cuxá

1. Coloque uma panela no fogo com bastante água e deixe ferver enquanto trata das folhas de vinagreira.

2. Cortes os talos e limpe as folhas de vinagreira em água corrente para tirar qualquer vestígio de terra. (Pessoalmente, gosto de retirar os talos que ficam no meio das folhas. Dá mais trabalho, mas resulta em uma textura menos “pesada” sem talinhos duros pelo meio do arroz).

3. Quando a água estiver fervendo jogue as folhas de vinagreira limpas na panela e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos. Retire da panela. Escorra a água em um escorredor de macarrão ou arroz. Coloque as folhas cozidas em uma tábua e vá batendo com a parte de cima da faca (com a parte não tem fio) até transformar as folhas em uma espécie de papa. Reserve.

4. Refogue a cebola ralada com o pimentão vermelho por uns 4 minutos em azeite ou óleo (o que preferir). Em seguida acrescente a pimenta de cheiro e o camarão. Refogue por mais 4 minutos. Acrescente a vinagreira batida e o gergelim e mexa bem, até incorporar todos os ingredientes. Por fim, acrescente o arroz pronto e misture bem – mas, delicadamente, para não desfazer os camarões. Depois de bem misturado acerte o sal e está pronto!

5. Sirva com peixes e/ou camarões fritos, ensopados, grelhados. Na foto servi com camarões temperados com sal, limão e pimenta preta moída na hora e grelhado com um pouco de azeite (grelhei por 3 minutos de cada lado) e molho de pimentão vermelho (refoguei meio pimentão picado com meia cebola picada em azeite e temperado apenas com sal. Depois batido no liquidificador e coado. Voltei pra panela, dei mais uma fervida e acertei o sal).

        

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:

PASSWORD RESET

LOG IN