Que me desculpem nossos blogonautas de outros estados, mas esse post é uma homenagem à culinária maranhense. Então, desejo que vocês encontrem uma passagem barata e venham provar essa delícia o mais rápido possível. *-*
Mocotó não é um prato típico exclusivo daqui, na verdade é descendente de um prato português chamado “caldo de mão de vaca”, onde aproveitava-se as partes da vaca que eram desprezadas e, apareceu no Brasil no Rio de Janeiro.
Mas, o Rio de Janeiro não tem o Mocotó da REFFSA (R$19,00 para duas pessoas com arroz, pirão e farinha). Ali na rua Jansen Müller, no Centro. Na rua do Bar do Rui, atrás da REFFSA.
![]() |
Mr. Roberto esperando ansioso. |
![]() |
Fotografias |
O Mocotó é um cozidão com as patas, tripas e o estômago do boi cortados em pedaços ou tiras. Quem sabe a receita, esconde seus segredos a mil chaves porque, meu bem, ô coisinha complicada de fazer ficar gostosa! Certamente você já provou daquele Mocotó mal feito que deixa o céu da sua boca laranja de gordura! Ecaaaaaaaaa!!!
Então para não correr esse risco, a gente super recomenda o Mocotó limpinho, com pouquíssima gordura, bem temperado, delicioso e mais famoso de São Luis.
Esse aí embaixo é o pirão, feito do prórpio caldo do Mocotó. Devia vir uma porção de 1kg porque é simplesmente maravilhoso! Deus é Pai, João e Maria!
E, o Mocotó mesmo. Macio, saboroso e suculento. Coincidentemente ele tem as partes que eu mais gosto do “bucho do boi”. Porque tem Mocotó que parece que tem de tudo dentro, aí titia não gosta muito.
O lugar é simples. Não tem anúncio na entrada. É uma casa de duas portinhas com 6 mesas de plástico. Enfim, isso não é problema pra quem sempre se aventura em qualquer “come-em-pé” da Ilha. Pasmem, o Mocotó de lá é tão bom que é ponto de encontro da high society maranhense! Haushuahsauhsuahs!
E, ainda tem cervejas a preço inacreditável, sempre abaixo do mercado.
Dica de ouro: se for lá num sábado, chegue cedo. Já cheguei lá pot volta de 12h40 e tive que me contentar com a feijoada (também deliciosa) porque o Mocots já tinha acabado. :’/
Aprovadíssimo. Sabor do Mocotó: 4 estrelas!
Gostou? Deixa um comentário!!!
Até a próxima aventura!!!
Ai, da próxima vez que estiver em São Luís vou experimentar Lud!!! Valeu!
Olá Ludimila, Gostei muito da dica. Sou louca por mocotó também,mas não arrisco comer em qualquer lugar.Já estou programando um almoço por lá.Valeu.Bj:*
Você só esqueceu de fazer referência ao Sr. FERNANDO proprietário do estabelecimento e dono das mãos que fazem tão delicioso mocotó.
Verdade, Rogerio.
É que ele não é muito aberto a aproximações… Nem sabia o nome dele. Rs. Obrigada pela dica. 😉