Receita de pescada amarela ao escabeche
, / 640 0

Receita de pescada amarela ao escabeche

Receita de pescada amarela ao escabeche, típica receita maranhense onde a influência da cozinha ibérica aparece. Delicioso e bonito, essa receita tem o sabor típico das receitas com peixes do Maranhão.
SHARE
        

A pescada amarela ao escabeche é uma das provas de que os portugueses estiveram por aqui

E que mudamos um pouco a forma original considerada escabeche (ali da região da península ibérica) que consistia em um método de cozimento e conservação de alimentos (carnes e peixes) em azeite, louro, cebola, tomate e vinagre.

Por aqui, obviamente, TACAMOS COENTRO, limão (em vez de vinagre) e pimentões de todas as cores (se tivermos). Vale a dica que dá pra usar escabeche de molho pra quase qualquer coisa, inclusive outros peixes que não a pescada amarela. No Maranhão também é muito comum o peixe pedra frito ao escabeche.

Pescada amarela ao escabeche

Foto: Ludimila Matos | Aventuras Gastronômicas. Todos os direitos reservados

Ingredientes para a pescada amarela ao escabeche
(para 6 pessoas)

5 postas de pescada amarela (cortadas ao meio)
2 tomates descascados e cortados em tiras
2 cebolas pequenas fatiadas e cortadas ao meio
1 maço de coentro
3 limões taiti
150 ml de molho ou extrato de tomate
1 e 1/2 de trigo
Sal a gosto
Óleo suficiente para fritar o peixe

Preparo da pescada amarela ao escabeche

1. Lave as postas já divididas da pescada (serão 10 pedaços de peixe) em água corrente pra limpar possíveis resquícios de areia e escamas.

2. Em um recipiente grande o suficiente para acomodar o peixe, tempere as postas com o suco de 2 limões e cerca de meia colher de sopa de sal e duas colheres de sopa do molho de tomate. Misture os temperos no peixe até que todas as postas estejam encobertas pelo molho. Reserve.

3. Enquanto o peixe descansa um pouco no tempero, descasque e corte os tomates dispensando as sementes; lave e pique o coentro e descasque e corte as cebolas em rodelas e depois em meias luas. Reserve.

4. Espalhe o trigo em um prato grande e cubra outro prato com papel toalha.

5. Retire entre 3 e quatro pedaços de peixe e seque no papel toalha. Vai ser preciso trocar o papel algumas vezes, por novos papeis secos. Não dispense o caldo que ficar no recipiente onde os peixes estavam descansando.

6. Passe os pedaços de peixe enxutos no trigo, como se fosse empanar (isso deixa o peixe mais douradinho e ajuda a não grudar no fundo da panela).

7. Em uma frigideira com óleo quente coloque no máximo quatro postar por vez para fritar em fogo alto. Não mexa no peixe, espere cerca de 3 minutos para tentar virar o peixe para fritar do outro lado. Se o peixe não estiver grudado no fundo, está na hora de virar. Espere o outro lado desgrudar e coloque o peixe frito em um prato com papel toalha para absorver qualquer excesso de óleo. Repita o processo até todos os peixes estarem fritos.

8. Dispense o óleo restante na frigideira e acrescente uma colher de óleo novo na mesma frigideira em que os peixes foram fritos (se estiver com pedaços de peixe fritos grudados, retire os queimados antes de colocar o óleo novo).

9. Quando o óleo estiver quente, acrescente as cebolas e refogue até ficarem transparentes.

10. Acrescente os tomates e refogue com a cebola até começar a soltar os líquidos.

11. Adicione o caldo restante no recipiente onde o peixe foi temperado e o restante do molho de tomate. Espere ferver um pouco. Adicione meio copo de água e espere ferver. Prove e acerte o sal e o limão. Se seu paladar pedir, adicione mais um pouco de molho de tomate (ou catchup, caso esteja muito ácido, por exemplo).

12. Posicione o peixe frito de volta à frigideira, delicadamente, e deixe ferver um pouco. Finalize com o coentro e sirva quente.

Pescada amarela ao escabeche

Foto: Ludimila Matos | Aventuras Gastronômicas. Todos os direitos reservados.

Dica: sirva com arroz branco fresquinho e farofa de banana! Se fizer a receita, lembra de marcar a gente no Face, Insta, comentar aqui, ou no Twitter!

        

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:

PASSWORD RESET

LOG IN