Festival Fartura em Porto Alegre demonstra diversidade gastronômica do Brasil
, / 252 0

Festival Fartura em Porto Alegre demonstra diversidade gastronômica do Brasil

Os festivais promovidos pela plataforma Fartura Brasil divulgam a diversidade gastronômica do Brasil.
SHARE
        

No último final de semana (5 e 6 de maio) aconteceu a segunda edição do Festival Fartura. O primeiro evento de 2018 foi realizado em Belém – PA, em janeiro. No sábado (5) participamos da edição do festival em Porto Alegre, no estacionamento do Boulevard Laçador.

Foram mais de 60 atrações gastronômicas de 12 estados brasileiros (senti falta do Maranhão… mas, quem sabe na próxima).

O que é o Fartura Brasil?

Para quem não sabe, o Fartura Brasil é um projeto elaborado com intuito de “promover e desenvolver a gastronomia nacional, reunir e integrar produtos, produtores, chefs, indústria, mercados e, claro, os apreciadores da boa mesa” (de acordo com informações do site) e surgiu no Festival de Gastronomia de Tiradentes, um dos mais importantes do Brasil. Como o empreendimento é originalmente mineiro um dos pontos de destaque do Fartura trazia a exposição de produtos regionais do estado, como a linha de molhos à base de jabuticaba da empresa Sabarabuçu.

A programação trazia uma agenda volumosa de aulas-show com chefs de 12 estados brasileiros. Acompanhamos a aula de arroz de carreteiro pantaneiro do chef Paulo Machado, do Instituto Paulo Machado. Experimentamos o prato feito ali ao vivo.

No Espaço Interativo acompanhamos aula prática do restaurante Bistrô Pelotense sobre menus sazonais. Particularmente surpreendente o gazpacho de goiaba com pimenta. Aprendemos a fazer um filé na cama de sal e ervas com a técnica especial como eles fazem no Bistrô. O menu foi finalizado com um creme brulée de pitanga e tomilho, delicado e refrescante, bem ao gosto da estação.

Gazpacho de goiaba e pimenta do Bistrô Pelotense

Nossa trupe de aventureiros gastronômicos com o chef Márcio Ávila e os cozinheiros do Bistrô Pelotense

Filé em cama de sal e ervas envolvido no tecido do Bistrô Pelotense

Creme Brulée de pitanga do Bistrô Pelotense

Meu grupo apanhou um pouco para a apresentação mas o que importa é que tava bom.

Na Cozinha Ao Vivo também experimentamos o pernil de cordeiro no varal, do chef Antônio Costaguta, do restaurante El Topador, de Porto Alegre. A curiosidade pelo “churrasco no fogo de chão” era grande. Impressões: carne macia, leve no sal. A estrela é o sabor rústico e natural da carne. Foi servido com moranga assada direto na brasa.

Costelão 12 horas do El Topador no Fartura Brasil

Churrasco no fogo de rescaldo, só pra manter aquecido

Cordeiro no varal do El Topador no Fartura Brasil

Para ficar por dentro dos próximos eventos, acompanhem a fan page e o Instagram do Fartura Brasil. Normalmente eles promovem as edições Fartura Fortaleza, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre, Belém e o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes (normalmente em agosto, na cidade de Tiradentes).

        

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:

PASSWORD RESET

LOG IN